Francis Kéré, Carla Juaçaba e Anne Lacaton entre os confirmados na programação do UIA2020RIO

Já no início de 2020, o Rio de Janeiro se torna o palco global do debate sobre as cidades do presente e o futuro das cidades. No ano em que sedia o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, o UIA2020RIO, a cidade desfruta do título de primeira Capital Mundial da Arquitetura pela UNESCO e pela União Internacional dos Arquitetos (UIA).

O UIA2020RIO contempla o maior encontro das áreas de Arquitetura e Urbanismo do planeta e acontece entre os dias 19 e 23 de julho de 2020, com uma expectativa de público de mais de 20 mil pessoas interessadas em debater soluções para espaços urbanos mais justos, democráticos e sustentáveis.

A Cerimônia de Abertura do Congresso, organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), vai acontecer no ginásio do Maracanãzinho. Os principais eventos e debates se concentrarão nos famosos armazéns da Zona Portuária e em núcleos no Palácio Gustavo Capanema e no Museu de Arte Moderna, no Centro.

São mais de 150 palestrantes e nomes como Diébédo Francis Kéré (Burkina Faso), Elizabeth de Portzamparc (Brasil), Solano Benítez (Paraguai), Carla Juaçaba (Brasil), Elisabete França (Brasil) e Anne Lacaton (França) estão confirmados. Os arquitetos Paulo Mendes da Rocha e Jaime Lerner, a editora Marisa Moreira Salles, o embaixador e escritor de arquitetura André Correa do Lago e o cantor Gilberto Gil integram o Comitê de Honra.

Sob o tema geral “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”, o Congresso possui quatro eixos de debates (Diversidade e Mistura; Mudanças e Emergências; Fragilidades e Desigualdades; Transitoriedades e Fluxos), os quais vão embasar 12 painéis, 2 arch-talks e 650 apresentações de papers e projetos. Também acontecerão 25 sessões com temas transversais, seminários da UIA, seminários do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), intra-congressos de saúde urbana e outros temas, workshops e seminários de estudantes, e tours pela cidade.

O evento tem apoio de importantes organizações da sociedade civil, como o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU-RJ), a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), o Grupo Globo e a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN).

As inscrições para o UIA2020RIO estão abertas no site oficial. Também estão abertas as chamadas para submissão de artigos e projetos de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo.

Veja abaixo mais detalhes da programação UIA2020RIO, que engloba um encontro entre líderes mundiais, uma feira de negócios, concursos para estudantes e jovens profissionais, e uma extensa agenda cultural.

Cortesia de UIA2020RIO

Carnaval

O desfile da Marquês de Sapucaí e os blocos de rua vão levar a discussão sobre cidades para o Carnaval, a maior festa popular do Rio. A escola de samba Unidos da Tijuca, por exemplo, vai trabalhar com o enredo “Arquitetura e Urbanismo: Onde moram os sonhos”, e a escola Unidos de Vila Isabel com tema sobre a cidade de Brasília.

Fórum Mundial de Cidades

Nos dias 17 e 18 de julho, o Rio sediará o Fórum Mundial de Cidades. São convidados os prefeitos das cidades sede dos 26 congressos passados da UIA, o prefeito do Rio e o prefeito da próxima cidade sede (Copenhague, na Dinamarca), os prefeitos das principais cidades brasileiras e das mais importantes metrópoles do mundo, além do presidente e ex-presidentes da UIA, de representantes da UNESCO, de arquitetos com renomada experiência no pensar e fazer cidades, além de jovens lideranças, empresários e acadêmicos.

Esse grupo vai apresentar e discutir projetos desenvolvidos em suas cidades de origem e estabelecer um conjunto de diretrizes e ações. Os prefeitos deverão pactuar diretrizes para o futuro das cidades, sob o ângulo dos objetivos da ONU e ONU-Habitat.

UIA2020RIO Expo

Paralelamente ao Congresso, acontecerá a UIA2020RIO Expo, uma feira onde empresas apresentarão ao público o que há de mais avançado em materiais e equipamentos para arquitetura, mobilidade urbana, mobiliário e inovação. Serão 10 mil metros quadrados de feira no Pier Mauá, reunindo 200 expositores, 40 horas de palestras, 10 mesas de rodadas de negociações e cerca de 20 startups. Acesse o site para mais informações.

UIA2020RIO Acadêmico

O UIA2020RIO será no ano que vem, mas duas importantes atividades ligadas ao evento acontecem já em 2019. A primeira é um Concurso Internacional de Ideias para estudantes de Arquitetura, buscando reflexões sobre questões urbanas em assentamentos de baixa renda. A publicação do edital está prevista para setembro.

Há também a Mostra e Prêmio Nacional “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”, voltada para estudantes e docentes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. O edital já está disponível.

A área acadêmica do UIA2020RIO conta com a colaboração do CAU-RJ e da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA).

Parcerias com instituições e eventos culturais complementares

Arquitetura não se resume a projetar prédios e parques. Ela fala com a cultura de uma cidade e de seu povo e com seu ambiente histórico e social. Em conjunto com os principais Museus e Centros Culturais da cidade e tendo o apoio do Ministério da Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura, o programa estabelecerá uma extensa agenda de exposições vinculadas.

Entre as instituições parceiras, estão: Museu Nacional de Belas Artes; Escola de Artes Visuais Parque Lage; Casa do Saber; Casa Firjan; Fundação Casa Roberto Marinho; Museu de Arte Moderna; Museu Histórico Nacional; Instituto Jardim Botânico do Rio de Janeiro; Sítio Burle Marx; Museu de Arte do Rio; Palácio Capanema; Museu do Itamaraty; Museu do Arquivo Nacional; Fundição Progresso; Casa França-Brasil; Paço Imperial; e Biblioteca Nacional.

Destaque especial para a parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e com o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM).

Eventos Conceituais-Propositivos

Estão previstos seminários, workshops e exposições nos meses precedentes ao UIA2020RIO, os quais reunirão conceitos e propostas a serem sistematizadas para serem apresentadas no Congresso. Em março, os debates serão sob o eixo temático Diversidade e Mistura. Em abril, sob Mudanças e Emergências. Em maio, Fragilidades e Desigualdades. E, em junho, Transitoriedades e Fluxos.

Em cada mês, serão trabalhados os conceitos e propostas que vierem desde os eventos preparatórios-mobilizadores, realizados ao longo de 2019, bem como os resultados de estudos específicos transversais sobre os principais desafios da cidade contemporânea, como: Mobilidade Urbana; Desenvolvimento Sustentável; Saneamento e Uso das Águas; Infraestrutura e Eficiência Energética; Assistência Técnica e Trabalho do Arquiteto; Patrimônio e Cultura; Materiais e Processos Construtivos; Assentamentos Populares; e Cidade Inteligente.

Eventos Preparatórios-Mobilizadores

Mais de oitenta eventos estão aprovados pelo Comitê Organizador UIA2020RIO, realizando-se por vários estados do Brasil e alguns no exterior, ainda no ano de 2019. Destinam-se a debater sobre as questões relevantes da arquitetura em suas bases, tendo os objetivos e temas do Congresso como orientação. As conclusões desses eventos preparatórios-mobilizadores serão encaminhadas a consolidação de suas propostas durante os meses de março a junho de 2020. Para saber mais sobre esses eventos, acompanhe o site.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Francis Kéré, Carla Juaçaba e Anne Lacaton entre os confirmados na programação do UIA2020RIO" 07 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924219/francis-kere-carla-juacaba-e-anne-lacaton-entre-os-confirmados-na-programacao-do-uia2020rio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.